APARELHOS DENTÁRIOS | APARELHOS ORTODÔNTICOS

Um dos tratamentos mais procurados hoje em dia, o aparelho dental proporciona o que todos nós queremos: dentes bonitos e alinhados. Além disso, aparelhos estéticos vieram para dar mais conforto e segurança para o paciente, sendo praticamente invisíveis. Porém não devemos esquecer que o aparelho dentário não é só uma questão estética; as articulações e músculos envolvidos são prejudicados com o desalinhamento dos dentes.

Os dentes de leite exercem um papel muito importante que é a preservação do espaço para o nascimento dos dentes permanentes, por isso é importante mantê-los em boca. A perda precoce de um dente de leite pode acarretar sérios problemas de falta de espaço e condenar a criança a um tratamento ortodôntico prolongado.

Uma pergunta frequente no consultório é: qual a idade ideal para se iniciar um tratamento ortodôntico?

Existe um pensamento incorreto de que aparelho dentário só deve ser usado por pessoas que tem todos os dentes permanentes em boca.

Normalmente a partir dos 7 anos de idade a criança já tem maturidade para aceitar e entender o tratamento a ser realizado. Isso não quer dizer que uma criança de 5 anos não tenha indicação de uso de aparelho ortodôntico, o que ocorre é que quando muito novas as crianças não aderem ao tratamento.

Normalmente nessa fase os aparelhos dentários utilizados são removíveis e tem como objetivo prevenir futuros problemas na fase adulta. O tratamento ortodôntico em crianças tem por objetivo recuperar espaço (casos de mordida cruzada e perdas precoces dos dentes de leite), corrigir problemas de mordida aberta causada pelo uso prolongado da chupeta/dedo ou interposição de língua na fala, corrigir problemas esqueléticos (casos de maxila projetada, atresia maxilar, mandíbula projetada ou retraída).

Cabe salientar que o tratamento ortodôntico em crianças é dividido em duas etapas: a fase interceptativa (preventiva) e corretiva.

Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos em adultos

O tratamento ortodôntico em adultos utiliza aparelho fixo, podendo o paciente juntamente com o ortodontista optar pelo aparelho com braquetes metálicos ou aparelhos estéticos e invisíveis.

Nesta fase o tratamento é corretivo, visa corrigir os problemas de maloclusão não tratados na infância.

Existem os seguintes tipos de Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos:

Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos com Braquetes Metálicos

Esse tipo de aparelho utiliza ligaduras elásticas para prender o fio ao braquetes. É o mais conhecido e convencional tipo de aparelho ortodôntico.

Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos com Braquetes Estéticos

Podem ser de porcelana |cerâmicos ou safira. A diferença entre os dois aparelhos dentais é sutil, o de porcelana apresenta uma coloração branco leitosa enquanto o de safira é translúcido e praticamente imperceptível.

Hoje em dia existem ligaduras elásticas estéticas e fios ortodônticos estéticos, tudo para deixar o aparelho dentário mais discreto possível em boca.

Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos Auto- ligado

Para quem tem uma vida corrida e não quer perder tempo com consultas mensais este aparelho é o ideal. Os aparelhos ortodônticos auto ligados utilizam uma tecnologia tanto nos braquetes (que dispensam as ligaduras elásticas facilitando a higiene, diminuindo acúmulo de placa e diminuindo o atrito) quanto nos fios (que são termo ativados e sua força permanece constante). O fato de não utilizar ligaduras elásticas juntamente ao fio termo ativado traz vantagens a esse tratamento em relação ao tempo de consulta (as consultas são a cada 30 ou 60 dias) e tempo total do tratamento (o tratamento com aparelho auto ligado dura em média a metade do tempo de um tratamento com braquetes convencionais). O conjunto braquetes auto ligados mais fio termo ativado formam a combinação mais biológica existente nas técnicas ortodônticas.

Aparelho Dental Móvel | Contenção

Ao final do tratamento ortodôntico entramos numa fase muito importante, que é a fase de manutenção do tratamento. Na arcada superior normalmente optamos por um aparelho móvel, contenção removível, que irá manter o resultado final da ortodontia. Importante seguir as instruções e comparecer nas consultas de revisão.